Edifício corporativo Porto Brasilis, Rio de Janeiro

Arcoweb, 13 de março de 2013 – Com sua configuração assimétrica e forma escultural, a torre Porto Brasilis, no centro do Rio de Janeiro, é um indicativo de como poderá ser a arquitetura da região portuária na capital fluminense após 2015. Projetado pelo escritório Pontual Arquitetura, o complexo é um dos primeiros edifícios corporativos concluídos naquela região da cidade depois de ela ter sido renomeada para Porto Maravilha.

Ensaiada durante anos, a recuperação da degradada zona portuária do Rio de Janeiro, próxima da região central da cidade, começa a se consolidar. O projeto Porto Maravilha, que inclui a remoção de parte da via elevada que cruza o local, tem conclusão prevista para 2015.

É dentro do perímetro dessa reurbanização que se encontra a torre Porto Brasilis, projetada pelo escritório Pontual Arquitetura para a Fibra Experts, braço imobiliário do grupo Vicunha, o qual tem negócios nos segmentos têxtil, siderúrgico e financeiro. Atualmente, a empresa está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

O Porto Brasilis é o primeiro empreendimento corporativo da Fibra na capital fluminense – no início de outubro, a empresa informou estar negociando a aquisição de outros dois terrenos, também na zona portuária, para a implantação de prédios com esse programa.

O edifício ocupa um lote de quase 1,6 mil metros quadrados na esquina da rua São Bento com a avenida Rio Branco. Ele possui dois subsolos mais 19 pavimentos com lajes que chegam a 1.270 metros quadrados, totalizando mais de 26 mil metros quadrados de área construída.

O arquiteto Davino Pontual, um dos sócios do escritório que desenhou o edifício, conta que quando foi convidado para realizar o projeto se deparou, de imediato, com a complexidade da legislação edilícia para o terreno, mas o obstáculo foi superado. “A localização privilegiada nos estimulou”, recorda.

 O prédio é composto por dois volumes contrastantes, ambos em vidro e com chanfros em pontos estratégicos. Essas características, avalia Pontual, levam a imaginação a fazer um paralelo entre a edificação e a lapidação de pedras preciosas.

Ainda de acordo com a descrição de Pontual, a solução se completa com uma arcada monumental que demarca o principal acesso ao edifício, revelando ainda expressiva valorização para a avenida Rio Branco.

 Para o empreendedor, a combinação de estética, porte e o compromisso com a sustentabilidade da edificação apresentam potencial para fazer do Porto Brasilis um marco urbano.

Embora a composição seja caracterizada pela linguagem contemporânea, a torre, informa o arquiteto, preocupou-se em valorizar a paisagem do Rio antigo refletida nas angulações de suas fachadas.

O caráter escultórico de formas assimétricas proposto pelo estúdio para a edificação adquiriu configuração final através da fachada em pele de vidro. Nesta foi empregado o sistema unitizado structural glazing, composto por vidros laminados do tipo low-e, de alta eficiência, que impedem a transmissão térmica entre interior e exterior.

 O edifício é provido de elevadores de última geração com sistema de antecipação de chamadas. O Porto Brasilis é dotado também de sistema central de condicionamento do ar insuflado pelo piso, que é considerado de maior eficiência e flexibilidade, podendo ser controlado individualmente pelos usuários

As características técnicas, os materiais adotados na construção e os equipamentos instalados na edificação propiciaram ao Porto Brasilis a certificação Green Building Leed, na categoria Gold. Em agosto último, o edifício foi um dos vencedores, na categoria empreendimentos, do prêmio Master Imobiliário 2012.

Iraí

Escritório – Iraí Office Building

LOCALIZAÇÃO: Avenida Iraí, nº 438, Moema São Paulo/SP   Área privativa: 136,00m²   Características: –  07 salas; – 06 banheiros; – 03 vagas; – Ar condicionado; – Forro de gesso; – Portaria 24hs.   CASO NECESSITE DE MAIS INFORMAÇÕES OU QUEIRA AGENDAR UMA VISITA AO IMÓVEL, PEDIMOS A GENTILEZA DE ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE […]